Demanda por calls e puts mostra menor apetite de traders por proteção contra quedas; entenda
O mercado de opções do Bitcoin (BTC) sugere que o medo que antes era muito alto de uma queda prolongada de preços, diminuiu, um sinal de que o pior pode ter ficado para trás.
Pela primeira vez desde março, o spread (diferença) entre a volatilidade implícita de opções de compra (calls) e de venda (puts) de longo e curto prazo subiram para zero, o que indica que a demanda por opções de venda para proteção enfraqueceu.
Uma opção de compra dá ao dono o direito, mas não a obrigação, de comprar o ativo subjacente a um preço pré-determinado em uma data específica. Uma opção de venda dá o direito de vender. A volatilidade implícita refere-se às expectativas de turbulência de preços em um determinado período e é influenciada pela demanda por opções.
Assim, um spread positivo dessa volatilidade indica maior demanda por calls, enquanto uma diferença negativa implica em viés de puts, considerado mais negativo. Um posicionamento neutro ou próximo de zero é um sinal de que a demanda por posições de alta ou baixa está equilibrada.
“O sentimento do mercado voltou ao neutro depois de muito tempo”, disse Griff Ardern, trader de volatilidade da empresa de gestão de criptoativos Blofin, ao CoinDesk. “Esse é um dos sinais importantes de que o mercado pode ter encontrado um fundo”.
